segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Semana da Consciência Negra no Ermelino de Leão

Nossos agradecimentos a todos os professores e funcionários que participaram da Equipe Multidisciplinar. Neste ano foram estudados:


- Leis 10639/03 e 11645/08:

- Familiarização do educando com a igualdade racial:

- Estudo da diversidade cultural na cultura afro-brasileira e indígena:

- os traços da cultura africana e indígena presentes no Brasil contemporâneo, sua diversificação através das artes, música e relações sociais;

- palestra construtivista sobre religiões de matrizes africanas.

   Foi convidada a palestrante Ana Lucia Mathias Fernandes Coelho, Mestre na disciplina de Políticas Educacionais das Relações étnicos Raciais, que se propôs a abordar a temática da desconstrução do preconceito. A palestrante trouxe para o seminário situações cotidianas que os alunos presenciam, os ditados, as heranças culturais e a formação do povo brasileiro de acordo com as miscigenações de raças. Abordou também a diversidade de gêneros e os caminhos que os alunos oriundos de escolas pública devem percorrer para obter uma formação educacional de qualidade.
_ Apresentação sobre religião de matriz Africana

   Foram convidados os membros do terreiro de umbanda Pai Maneco, que se localiza dentro da comunidade escolar. Foi apresentado um teatro com crianças e adultos, aonde se representou a origem das religiões de matrizes africanas. As apresentações contaram com atabaques e músicas carregados de traços culturais africanos imergidos em nossa cultura. Logo depois alguns membros do terreiro abordaram temas carregados de superstição como as doutrinas da religião, a rotina das gírias as devoções aos seus orixás, e incitaram perguntas por parte dos alunos, método esse que ajudou a estreitar o laço de tolerância e respeito entre todos nossos alunos.

Confira, também, os links:
Link #1
Link #2
Link #3







Nenhum comentário:

Postar um comentário